MEMORIAL - CASA MARIA & JOSÉ

    O projeto se situa em um terreno de 3.200m2, sendo 60 metros de frente, com desnível de 8,00 metros de uma lateral à outra. Por demanda dos proprietários - um casal de idosos com quatro filhos -   a casa deveria ser eminentemente térrea, devido a mobilidade reduzida de alguns membros da família, demandando a atenção para as normas de acessibilidade – rampa, elevador, barras de acessibilidade em banheiros, etc.

 

    O programa principal da casa – social, lazer, e áreas íntimas – foram distribuídas em um único pavilhão que pousa sutilmente sob o terreno, sem tocar efetivamente o solo. Tal sutileza deve-se a estruturação de pilares e vigas metálicas.

 

    As áreas de serviço e garagem estão localizados sob o pavilhão principal, ocupando o vazio proveniente da do declive natural do terreno. Ao mesmo tempo que a fachada de tal volume se apresenta como uma caixa fechada para seu entorno, internamente há um grande pátio que permite a integração visual entre os ambientes da casa, além de garantir a entrada de iluminação natural permanente.

 

    A grande piscina feita em concreto protendido se conecta ao volume principal da casa com o objetivo de integrar as atividades de lazer com a vida social da casa, facilitando a circulação e os acessos dos moradores da casa.

 

SUSTENTABILIDADE

    O projeto foi feito por meio de sistemas construtivos ‘secos’:  painéis de CLT e estrutura metálica, resultando em uma obra limpa e racional. A água da chuva é captada por meio de tubos metálicos que as levam para cisternas e para o espelho d’água, para reuso na irrigação dos jardins e áreas verdes.

 

    Pensando no conforto térmico, foram utilizados estratégias como sistema de ventilação cruzada, suspensão do volume da casa em relação ao solo para evitar o contato do volume com a umidade do solo, vidro laminado especial com refração de calor solar, controle de insolação por brises soleil em CLT, varandas com painéis de correr.

 

    Na cobertura, foi instalada uma manta termo-acústica e painéis solares com o objetivo de obter energia para aquecimento das instalações hidráulicas.